quarta-feira, 29 de outubro de 2008

NOSSO ESTILO DE VIDA ESTÁ DESTRUINDO O PLANETA


A WWF divulga de 2 em 2 anos o Planeta Vivo, um relatório que mostra a situação ambiental dos ecossistemas. Liberado hoje esse estudo mostrou que mais de 75% da população mundial vive atualmente em países que são "devedores ecológicos", onde o consumo nacional superou sua capacidade biológica de regeneração.
"A maioria de nós segue alimentando nosso estilo de vida e nosso crescimento econômico extraindo cada vez mais o capital ecológico de outras partes do mundo", afirmou James Leape diretor geral da WWF.
"Se as demandas em nosso planeta continuarem crescendo no mesmo ritmo, em meados dos anos 30 necessitaremos do equivalente a dois planetas para manter nosso estilo de vida", acrescentou.
Se não entendemos como funciona isso... Pensemos nas nossas escolhas... Quando vou ao supermercado eu escolho várias ou apenas as necessárias sacolinhas plásticas? Quando tomo banho eu gasto vários minutos ou apenas os necessários? Quando escolho ir de um lugar para outro eu escolho meu conforto dentro do meu automóvel com ar condicionado ou o transporte público? Quando jogo fora meu lixo eu apenas os lacro ou separo os materiais que podem ser reciclados? Quando está claro e durante dia eu mantendo a luz acesa ou apagada?

Essas são atitudes pequenas diárias, que podemos e devemos fazer para proteger os recursos de nosso Planeta. Porém segundo Leape estas perdas se devem a fatores como desmatamento, poluição, pesca proibida, impacto de diques e mudança climática.

De uma forma ou de outra tudo se dá pelas escolhas que fizemos em andar sempre de automóvel, comprar móveis de madeiras extraídas ilegalmente, abusar tão grandemente das nossas necessidades e confortos pessoais que afetam diretamente na manutenção do equilíbrio do Planeta.

Nenhum comentário: