quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Fundação SD – Sustentabilidade e Desenvolvimento Cursos 2008 Biologia da Conservação



A Fundação SD, dentro de suas atividades para 2008, oferece a primeira edição do Curso de Biologia da Conservação. O Curso é voltado para profissionais de instituições públicas e privadas, organizações não governamentais, técnicos, consultores, assessores parlamentar, professores, pesquisadores, estudantes universitários e demais interessados.
Resumo
A característica mais marcante do planeta é a existência de vida, e uma das propriedades chaves da vida é sua diversidade. Sabemos que processos históricos, globais e continentais, aliados aos processos contemporâneos regionais e locais ajudaram a forjar a biodiversidade e a organizá-la de maneira sutil e complexa, privilegiando a eficiência e a sustentabilidade. Contudo, a biodiversidade está sob risco crescente.
Ao longo dos últimos 50 anos, o homem transformou a Terra em ritmo e magnitude sem precedentes em sua história. Para possibilitar o crescimento exponencial do PIB mundial, florestas desapareceram, toneladas de solos foram perdidas, rios e lagos foram assoreados, desviados ou secaram, houve aumento dos níveis de poluição das águas e do ar e gases do efeito estufa se acumularam. Na esteira dessas degradações ambientais, diversas espécies desapareceram e muitas estão em vias de extinção.
Como catalisador vital, a biodiversidade captura e transforma energia e materiais, e produz, entre outras coisas, alimentos, combustíveis, fibras e remédios para as sociedades humanas. A biodiversidade recicla resíduos, cria água pura para beber, regula os ciclos globais biogeoquímicos que criaram e mantêm uma atmosfera aeróbica, os climas global e local, gera a produtividade dos solos, e provém outros bens e serviços ambientais.
Por conseguinte, a perda acelerada da biodiversidade traz prejuízos também para o bem-estar humano. Logo, é preciso avaliar as conseqüências das rupturas dos sistemas naturais provocadas pelas ações humanas e propor soluções viáveis. Isso é tarefa árdua e um dos mais importantes desafios deste século. Para as Nações Unidas, a sustentabilidade ambiental é fundamental para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio de enfrentar a fome, as doenças e as desigualdades sociais no planeta.
Neste contexto, a Biologia da Conservação surge como o estudo científico multidisciplinar da biodiversidade. E seu manejo para a sustentabilidade do bem-estar humano. Busca compreender como surgiu a grande diversidade de vida que nos circunda, como ela tem sido mantida por processos naturais. E como a sustentabilidade da vida tem sido afetada pelas ações humanas e como podemos manejá-la para nosso benefício. Seu foco está nas interações entre Homem e natureza. Seu papel é transformar a crise da biodiversidade em oportunidades de desenvolvimento sustentável.
Objetivo e Atividades
Ampliar as habilidades e competências de profissionais e instituições envolvidos no planejamento, avaliação ambiental e gestão do território, por meio da compreensão dos princípios de organização e uso sustentável da biodiversidade.
O curso é composto de aulas teóricas expositivas e oficinas práticas em grupo.
Total horas: 40h/ a
Módulo I. Conceitos Básicos. Introdução: História da conservação e emergência da disciplina; o valor da biodiversidade; Organização da Biodiversidade: Níveis hierárquicos (escalas biológicas): genética, populações e espécies, comunidades, ecossistemas e paisagens; Atributos: Componentes, processos e padrões da biodiversidade; Distribuição Espacial: Biodiversidade na escala local, regional, continental e global; Biodiversidade no tempo: mudanças e distúrbios; processos de extinção e especiação; Estudo da Biodiversidade: avaliações rápidas, estudos de curto prazo e estudos de longa duração; sistematização e intercâmbio de dados; como medir a biodiversidade; monitoramento e manejo adaptativo; ameaças à biodiversidade e vulnerabilidade biótica. Gestão da Biodiversidade: convenções internacionais da biodiversidade, gestão do território e o papel do assessoramento científico; mudanças climáticas globais e riscos ambientais; biossegurança e investimentos verdes.
Módulo II. Teoria e Prática da Conservação. Uso sustentável da biodiversidade: variação genética, viabilidade de populações, objetivos, ética e níveis de explotação de recursos; Manejo de habitats e de espécies-alvo: restauração ambiental, re-introdução de espécies nativas, manejo de espécies exóticas e invasoras, manejo de predadores; Conectividade e proteção da biodiversidade: fragmentação de habitats e insularização; controle hidrológico e ruptura das migrações de peixes continentais; Planejamento sistemático da conservação: Classificações ecológicas, unidades de conservação, corredores ecológicos e conservação de atributos-alvo; Sustentabilidade e Planejamento territorial: conciliação de objetivos; avaliação ambiental integrada e avaliação ambiental estratégica.
Módulo III. Estudo de Caso. Oficinas práticas em grupo.
FUNDAÇÃO SD
Tel.(61) 33281112 ou 99769334.
E-mail:
mvfundsd@gmail. com
 Informação e Inscrição
Telefone/Fax: (61) 3328-1112 e 9976-9334

Nenhum comentário: